terça-feira, 11 de setembro de 2012

Estrura do teatro



O primeiro teatro grego foi construído num terreno consagrado a Dionísio na encosta sudoeste da Acrópole em Atenas.


O teatro Dionísio tinha capacidade para 30.000 espectadores, sentados em arquibancadas semicirculares, escavadas na rocha das encostas da Acrópole de Atenas. Esse extenso arco era fechado por uma longa reta (a Skene), onde ficavam os vestiários dos atores e coreutas e os objetos que eram introduzidos em cena. Na parte central da Skene havia uma plataforma que era o palco propriamente dito (Logeion: Lugar de falar). O palco era estreito e elevado, mais de 3 metros do solo e o acesso era feito por rampas laterais. Acima do palco havia uma plataforma que era usada para as aparições dos deuses.
O coro ficava em baixo, numa depressão no centro do teatro, entre o público e o palco. O coro evoluía em torno do altar do Deus Dionísio (thymele) que era colocado no centro. Devido às grandes proporções do teatro, e à grande distância entre atores e público, a voz era muito importante no teatro grego. A “arte do ator” era considerada como o modo de adaptar a voz à expressão das distintas paixões.
A iluminação era feita através da luz de tochas.



Theatron: é o auditório propriamente dito.
Orchestra: local onde o coro cantava e dançava.
Eisodos: os dois acessos laterais para o coro entrar e sair de cena.
Skene: palco onde os atores atuavam.
Mechané: grua ou guindaste para elevar atores.




Um comentário:

  1. Voce saberia mais ou menos as medidas do teatro ? Vou fazer uma maquete sobre esse teatro e preciso muito das medidas, desde ja agradeço!

    ResponderExcluir