Apesar de ter escrito 40 peças só conhecenhos 11. É um escritor excepcionalmente agressivo, especializadona sátira social e política.
Seus conhecidos enredos, às vezes descuidados, e a linguagem obscena são herança da tradição literária grega anterior. Seu diferencial está nos diálogos, vivos e inteligentes, na agudeza das paródias, na criatividade das cenas e no poetismo dos corais. Em certas peças, como em "Os Pássaros" ele usa bastante de sua criatividade, criando cenários utópicos.
Aristófanes não poupou em suas críticas nenhuma figura ilustre, nenhuma instituição, nem mesmo os deuses. Atacou, às vezes injuriosamente, as inovações artísticas, morais, políticas e sociais da Atenas de seu tempo. Preocupou-se, acima de tudo, em defender a paz e advertir a população, sobretudo a rural, dos abusos urbanos.
Das 11 peças conhecidas de Aristófanes, destacam-se:
- As nuvens, crítica aos metafísicos e aos sofistas, personificados em Sócrates, de quem, no entanto, o dramaturgo parece ter sido amigo;
- As vespas, em que se ridicularizam os tribunais;
- Lisístrata, em que atenienses e espartanos, pressionados por uma greve erótica de suas mulheres, fazem a paz;
- As rãs, uma sátira ao dramaturgo Euripedes;
- A assembléia de mulheres, uma caricatura do feminismo e das utopias socialistas; e
- Os pássaros, considerada a sua obra-prima.
E, na nova, foi Menandro (343 a.C. a 291 a.C.):
Filósofo, dramaturgo e poeta cômico grego, natural de Atenas. De família rica, recebeu ótima educação e deve ter sido aluno de Teofrasto. Sua primeira peça foi Orge (321 a. C.) e, depois disso, escreveu mais de 100 comédias, das quais pouco chegou aos nossos dias, quase todas conhecidas apenas pelos títulos ou por fragmentos citados por outros autores antigos.
Os temas principais de suas comédias eram viagens, disputas familiares e amores clandestinos, e seus personagens eram inspirados em pessoas comuns, como cozinheiros, escravos, médicos, filósofos, adivinhos e militares. Devido as condições políticas vigentes em Atenas na época de Menandro não mais permitiam a sátira às instituições e homens públicos, característica da comédia antiga.
Quase todas as suas peças foram premiadas.Menandro desfrutava de grande valor e até o século V d.C era lido e comentado em todo o mundo antigo, do Egito aos confins ocidentais do Império Romano. Até o Apóstolo Paulo cita parte de um peça teatral de Menandro em 1 Coríntios 15:33 " Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes ".
Peças completas ou quase completas.
- Aspis ("O escudo"; metade, aproximadamente)
- Dyskolos ("Díscolo" ou "O misantropo") a única peça que sobreviveu inteiramente
- Epitrepontes ("Os árbitros"; maior parte)
- Perikeiromene ("A moça dos cabelos cortados";
- Samia ("A garota de Samos"; quatro das cinco seções)
- Sikyonioi or Sikyonios (metade, aproximadamente)
cara muito obrigado me ajudou muito nessa pesquisa vlw flw
ResponderExcluirMuito bom até me ajudou na disciplina de história.
ResponderExcluir